Rafael Guimarães

Animador e produtor de animação, Designer e ilustrador. Não exatamente nessa ordem.

Qual sketchbook usar para aquarela?

Testando!

Este ano eu decidi retornar ao papel caneta e pincel para tirar a ferrugem das articulações. Confesso que não é fácil, a gente perde um pouco a forma e os resultados demoram a aparecer.

Um dos principais problemas que encontrei foi readaptação ao material (e ao preço deles!!). Comprei vários papéis de aquarela diferentes, todos na linha estudantil, já que eu sei que não sairia nenhuma obra prima nessa primeira fase.

Onde fazer meus sketches?

Os blocos no estilo Moleskine são muito caros, adicione mais grana aí se você for comprá-los com papel de aquarela. Então comecei uma série de testes usando aquarela nas  “Cadernetas de anotações Canson” ou “Artbook One”.

O papel é fino (100g) mas se mostrou muito versátil pra esse tipo de exercício.

Problemas encontrados

A gramatura do papel é o primeiro grande problema. Fazer aguadas em papel de 100g enruga muito e a tinta não flui como deveria, mas lembres-se, estamos apenas fazendo rascunhos, anotações de cores e não o trabalho final.  É possível fazer coisas bacanas como os Canson 100g.
Esqueças as aguadas. Use aquarela um pouco mais seca se quiser manter o caderno inteiro. Testei  o papel ao extremo e não acho uma boa ideia usar muita água, caso contrário ele poderá rasgar.

Aquarelas: Resultado

A economia vale a pena. Vejam os resultados

Sketchbook profissional para quem quer resultados

O importante na hora de pensar em sketchbook é o foco no exercício e no aprendizado constante. Muitas pessoas seguem artistas brilhantes nas redes sociais e pensam que o sketchbook precisa se tornar uma obra prima, com isso acabam perdendo a essência dos caderninhos de anotação.
Lembre-se, você precisa experimentar sem medo, rabiscar, anotar.
Mas é claro que se você pode ter o melhor material, logo perceberá que eles são capazes de elevar o seu trabalho a um outro nível. Portanto, tente manter um equilíbrio entre o caderninho de “rascunhos” e a experimentação com materiais nobres.

Sketchbook Moleskine para aquarela

A marca mais famosa é sem dúvida é a Moleskine. É o Bombril dos cadernos de notas. Mas como todo produto de primeira linha no Brasil, não é barato.
Um bom exemplo de preço é o “Caderno Moleskine De Aquarela Grande Capa Dura Preta” de 13 x 21cm com 72 páginas de 200g . Custa em média R$ 140,00 hoje.

Sketchbook Canson

Já o “Canson Art Book One Preto”  de 14 X 21,6 cm com 98 páginas de 100g, custa em média R$35,00.
Obviamente é uma comparação injusta já que o papel é diferente e a gramatura do Canson é a metade do Moleskine, mas aqui estamos falando de custo, por isso o teste foi feito. Agora a escolha é sua.
Esses blocos de notas estão à venda online e nas grandes papelarias.

 

 

 

 

Next Post

Previous Post

1 Comment

  1. Lídia Fernanda Silva Nascimento 1 maio, 2020

    Este post foi muito útil, eu comecei com aquarela faz um ano e já gastei muito em blocos de vinte folhas para pintar e as vezes fazer um péssimo rascunho, acabei comprando agora um de 100gr da canson e estava morrendo de medo de estragar o caderno, mas é bom saber que ele não vai ficar tão ruim.

Leave a Reply

© 2024 Rafael Guimarães

Theme by Anders Norén